O Sertão do Araripe será a próxima etapa na expansão dos serviços de oncologia do Estado, com o suporte do Hospital do Câncer do Araripe, que está sendo instalado no antigo prédio do Hotel Municipal, em Araripina, a 620 km do Recife. O imóvel já se encontra em fase de restauração e obras. Na próxima sexta-feira, uma delegação de parlamentares federais de Pernambuco e Piauí chegará à cidade trazendo uma boa notícia.
Trata-se da garantia de recursos federais, viabilizados por emendas dos deputados dos dois Estados, para a conclusão das obras físicas do hospital. Para que a unidade oncológica comece a funcionar, provavelmente no ano que vem, o investimento previsto é de R$ 3,5 milhões, conforme o deputado Eduardo da Fonte, presidente estadual do PP.
A delegação parlamentar contará com a presença do presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI). Ele, junto com o presidente da Comissão de Orçamento, deputado Júlio Arcoverde (PP-PI), integrará a comitiva, acompanhada por outros dez deputados estaduais do Piauí, visto que o hospital atenderá pacientes de ambos os Estados — Pernambuco e Piauí, que fazem divisa.
De Pernambuco, além de Eduardo da Fonte, principal articulador da obra, estarão presentes o deputado federal Lula da Fonte, segundo-secretário da Câmara dos Deputados, além de dez deputados estaduais pernambucanos e a suplente de deputada estadual Roberta Arraes, anfitriã do evento e madrinha do empreendimento.
O hospital é visto como um grande avanço no tratamento do câncer para os dois Estados. Em Araripina, além do prefeito anfitrião, Evilásio Mateus (PDT), participam da cerimônia as Irmãs Medianeiras da Paz, responsáveis pelo Hospital Beneficente Santa Maria.